sábado, 24 de dezembro de 2011


Feliz Natal para todos os leitores do queridinho da região
Image

  É neste domingo...
Image

 
EU ASSINO EMBAIXO V
Sérgio Bezerra

ImageAinda sem entender o “chilique” das associações de juízes diante as investigações da corregedora do CNJ Eliana Calmon, compartilho com vocês  artigo do  jornalista Kennedy Alencar publicado no jornal Folha de São Paulo em 23 de dezembro de 2011:

CNJ MERECE ESTÁTUA

As entidades de classe da magistratura deveriam erguer uma estátua em homenagem ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça). A varredura financeira da vida de 216.800 juízes, servidores e parentes encontrou 3.438 movimentações suspeitas --apenas 1,6% do universo investigado.

Ora, é um dado que deveria ser comemorado. Na prática, a medida resultou num atestado de boa conduta, digamos assim, de 98,4% dos CPFs que passaram pelo escrutínio do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), órgão subordinado ao Ministério da Fazenda.

Mas pensam diferente a AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), a Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho) e a Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil). Essas entidades enxergaram a varredura como uma afronta à lei.

Esquisito.

A demonização dos juízes deve ser evitada. Os dados recomendam isso. Afinal, o levantamento do CNJ mapeou suspeitas a respeito de uma minoria. A corregedora do CNJ, Eliana Calmon, disse que boa parte dessas suspeitas poderá ser esclarecida com o exame detalhado caso a caso. Portanto, esse 1,6% tende a ficar menor.

Por que tanto barulho?

Porque o CNJ resolveu investigar peixes graúdos. Decidiu comprar briga com as cúpulas dos tribunais estaduais e com o presidente do STF, Cesar Peluso, que tem agido com um corporativismo que incomoda colegas seus do Supremo Tribunal Federal.


As entidades de classe da magistratura e o ministro Peluso não querem dar satisfações à opinião pública. Não enxergaram que o Brasil mudou. Não aceitam que a sociedade faça uma distinção entre o que é legal e o que é moralmente correto. Apelam ao formalismo jurídico, esquecendo-se de que o direito não é imutável. Por isso, não querem jogar luz sobre pagamentos milionários de auxílio-moradia dos anos 90.

Peluso e o ministro do STF Ricardo Lewandovski receberam esse benefício. Integrantes do Tribunal de Justiça de São Paulo e do STJ (Superior Tribunal de Justiça) também se encontram na mesma situação.

Nada mais justo, para usar a palavra precisa no caso, do que fornecer à sociedade uma explicação dos valores e dos motivos dos pagamentos.

O que a AMB, a Anamatra, a Ajufe e alguns ministros de tribunais superiores querem é usar um escudo legalista para deixar na sombra assuntos que merecem uma explicação política. Parece que vão perder essa batalha.
 
Vereadores de Monteiro parabenizam a atual administração pela valorização ao servidor
 Image
 
Os vereadores Bero de Bertino, Raul Formiga, Lito de Dona Socorro, Toinho de Nequinho e o suplente Heleno de Amadeu, parabenizaram na tarde dessa sexta-feira, 23, a atitude da prefeita Edna Henrique em antecipar o pagamento dos salários referentes ao mês de dezembro e o pagamento do décimo terceiro salário antes do prazo estabelecido por Lei, como forma de prestigiar os servidores municipais e valorizar o comércio local.

O vereador Bero de Bertino afirmou que Monteiro vive um novo tempo administrativo. Ele acrescentou que acabou o tempo em que os servidores viviam momentos de incertezas e tinham que se prepararem no final de ano para ir à agência bancária fazer empréstimo.

“Hoje o servidor vai para a agência receber o dinheiro que lhe pertence. Acabou o tempo da humilhação, o tempo que nunca mais voltará, em que os humildes servidores tinham que ir ao banco para assinar empréstimo para receber seus salários. Alguns pensam que os funcionários estão esquecidos das humilhações, mas quem não governa bem, o povo não esquece. Monteiro hoje tem uma prefeita que sabe administrar, o atraso é coisa do passado, hoje é pagamento em dia e antecipado. É saber governar”, disse Bero.

Lito de Dona Socorro declarou que está comprovado que Edna Henrique governa com seriedade e valorizando quem mais precisa. O vereador disse que hoje o dinheiro público é visto aplicado de forma transparente e correta.

“Hoje sabemos que o dinheiro público municipal é bem aplicado. Gostaria de saber o que administrações passadas faziam com o dinheiro do município, como administravam. Porque hoje podemos ver obras, aquisição de equipamentos e os mais diversos investimentos sendo realizados com recursos próprios. Tem dinheiro para pagar o servidor municipal, coisas que a gente não via anteriormente. Não tem justificativa atrasar salários, agora a prefeita Edna faz diferente de outras gestões, ela paga décimo antes do prazo e antecipa o pagamento de dezembro, e ainda realiza inúmeras obras. Isso sim é saber valorizar os nossos servidores que tanto precisam e governar bem feito a nossa cidade”, afirmou Lito.

O vereador Toinho de Nequinho disse que conversou com alguns funcionários que manifestaram alegria e relataram que a atual administração realmente tem um pensamento voltado para o servidor, que além de pagar no mês trabalhado e agora paga antecipado, também promove eventos e capacitações visando o envolvimento de todos.

“O tempo dos poderosos no poder passou. Doutora Edna veio fazer diferente, veio colocar o povo no poder. Conversei com alguns servidores que disseram nunca ter visto uma prefeita para trabalhar tão bem pelo funcionário como ela. É uma mulher que gosta de gente, gosta de pobre, além de pagar em dias, ainda faz festa e está no meio do povo, como sempre fez. Merece nossos parabéns e reconhecimento”, relatou Toinho.

O suplente de vereador Heleno de Amadeu disse que o servidor municipal no atual governo tem a certeza do pagamento dos seus salários no mês trabalhado, acabando com a preocupação do passado. Ele acrescentou que Edna Henrique está sendo a melhor prefeita da história de Monteiro, para o funcionário municipal.

“Edna Henrique recebe o reconhecimento não apenas dos vereadores, mas dos próprios servidores municipais a considerando a melhor prefeita da história de Monteiro para os funcionários”, concluiu Heleno.
Aos navegantes, direto de Monteiro...
Image 
 
O queridinho vai sendo atualizado diretamente de Monteiro durante este fim de semana, em passos mais curtos. Por aqui um calor de esturricar, famílias reunidas para o Natal e a vidinha tranquila de sempre. A Coluna Cariri, recheada de picadinhas, sairá a qualquer momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário