sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Um americano muito sortudo

Como o domingo não reserva grandes surpresas no mundo da velocidade, o Blog abre espaço para contar a incrível história de sorte de um americano que se aposentou e resolveu comprar uma propriedade em Portugal. Após visitar alguns locais, o sujeito encontrou uma modesta fazenda, que estava desabitada há quinze anos. O antigo morador e a sua esposa haviam morrido, sem deixar herdeiros.

A fazenda tinha diversos cadeados, e o grande celeiro estava fechado com portas de aço, que haviam sido muito bem soldadas. Ninguém queria ter despesas extras para ver o que o celeiro guardava, já que ele não fazia parte da propriedade principal. Assim, o local passou vários anos sem ter uma única oferta. No fim, o americano comprou a fazenda por exatamente metade do seu valor.

Ele instalou-se por lá, e começou a romper as portas do celeiro. A curiosidade estava matando-o. Assim, o americano e a esposa compraram um gerador, alicates, serra, prensa e todo o resto do equipamento. Finalmente, após muito esforço, conseguiram cortar completamente as soldas...

O que havia dentro do celeiro? Basta conferir as fotos aí debaixo:



Na verdade, o antigo proprietário era um estusiasmado colecionador de carros antigos, e ninguém sabia disso. O celeiro - sua "garagem particular" - guardava todas essas raridades, que continuavam muito bem conservadas. Pela foto acima, dá para deduzir que o total de carros deve ficar facilmente acima de cem. Entre os carros que podemos identificar nesta primeira foto, estão um Fiat Cabriolet, um Ford Cortina MKII e um Mercedes-Benz 180/190.


Embora bastante empoeirado, esse aí é um inconfundível Aston Martin.


Opel GT, Lotus Elan FHC, Lotus Super Seven Series IV e Lotus Elan DHC também fazem parte da coleção


Porsche 356, Aston Martin Healey Sprite MKII e Volvo PV544


Giuletta Sprint, Giulia Sprint Speciale (SS) e Nash Metropolitan


Alfa Giuletta, Lotus Europa e outro Lotus Elan FHC


Abarth 1300 Scorpione


Lancia Flaminia Coupé, Peugeot 504 Cabriolet e 404 Cabriolet


Mini, Alfa 1900 Super Sprint e Balilla


Fiat Topolino II, Triumph TR4 e Peugeot 202


BMW V8, um carro de fórmula, alguns Chryslers, Mercedes e um Austin A30

Que sorte hein? Certamente, foi tão bom quanto encontrar petróleo ou ganhar na mega-sena!

manda uma versão alternativa para a história. Segundo ele, o dono da coleção seria um médico que restaura carros e trabalha com o Museu da Maia, em Portugal. Essa versão, porém, também não é garantida. Segundo o internauta, existem várias outras. Pelo visto, a história dos "carros do celeiro" vai virar folclore!
Hoje é domingo, então o Blog pede licença para tirar uma folga até o fim do dia. Amanhã, volto com um post muitíssimo especial. E, mais tarde, comentários sobre as principais notícias do mundo da velocidade. Nos vemos por aí!
antigos2antigos 4
Além de confirmar que a história do tal gringo sortudo era falsa – há mais umas três parecidas por aí –, soube que a versão mais confiável para a origem da coleção diz que ela foi formada por um dono de uma agência de carros usados, que durante uns 20 anos guardou para si os modelos mais interessantes que passaram por sua loja em Portugal. Não consegui descobrir em que cidade ela está nem se ainda pertence ao colecionador original, mas, aparentemente, ela não está à venda.

O bacana é que o tal colecionador não gostava apenas de modelos caros e sofisticados, mas também de antigos 5carros populares - há fusca, Fiat Topolino (dos anos 1930) e Minicooper entre seus eleitos. Um bom exercício é tentar identificar os modelos que aparecem nas imagens. E, por que não, sonhar com uma garagem assim, chegando de herança, de repente.

antigos 6antigos 10antigos 11
antigos 12antigos 7
antigos 8antigos9
tigos 13antigos14
antigos 16antigos 16
antigos 17antigos 18


Um comentário: