sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Corpo do ministro do STF Djaci Falcão é velado no Recife
Image 
 Djaci Falcão está sendo velado no TRF, no Cais do Apolo

O corpo do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Djaci Falcão chegou por volta de 13h desta quinta-feira (26) na sede do Tribunal Regional Federal, que leva seu nome, no Recife, onde acontece o velório. O ministro aposentado faleceu na manhã desta quinta-feira (26), no Recife.

Filho de Djaci, o ministro do do STF Francisco Falcão, muito emocionado, afirma que essa foi uma grande perda não somente para ele, como também para a magistratura brasileira. "Todos sabem como é doloroso perder um pai, mas perder um pai como Djaci Falcão dói ainda mais. Ele era um exemplo de honradez, dignidade, retidão. Uma grande perda em um momento de crise no judiciário como esse", acredita Francisco.

De acordo com o filho, há cerca de uma semana Djaci Falcão vinha com dificuldades de se alimentar, sem vontade de comer. "Estavamos vendo a possibilidade de ter que por uma sonda nele. Quando foi hoje [quinta] pela manhã, minha esposa me avisou que meu pai tinha falecido. Ele morreu dormindo, sereno como sempre foi", afirma o ministro.

Image 
Ministro Francisco Falcão estava bastante abalado

Aos 92 anos, Djaci deixa três filhos e muitos conselhos. "Ele era um grande conselheiro, sempre presente na minha vida. Ele me apoiava, lógico, mas dizia que eu tinha que fazer meu próprio caminho na magistratura, galgar os cargos como ele fez", lembra Francisco.

Djaci Alves Falcão nasceu na cidade de Monteiro, na Paraíba, mas fez sua vida jurídica em Pernambuco. Ele se formou pela Faculdade de Direito do Recife e serviu como juiz nas comarcas de Serrita, Triunfo, São Joaquim do Monte, Paulista e na capital pernambucana.

Em março de 1957, ascendeu ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), sendo eleito presidente do judiciário estadual em 1966. Em 1967, após nomeação, tomou posse do cargo de ministro do STF. Djaci também foi eleito presidente do STF em fevereiro de 1971, exercendo o cargo até fevereiro de 1973.

O enterro acontece nesta sexta-feira (27), às 11h, no Cemitério de Santo Amaro, no Recife.


 
Emater monta cerco contra cochonilha do carmim no Cariri
Image 
 
A Emater Paraíba montou cerco contra a cochonilha do carmim, praga que ataca a palma forrageira, principal ração dos rebanhos em períodos de longas estiagens. O trabalho foi intensificado nos 21 municípios que compõem o Cariri.

Na região, existem 10.846 imóveis rurais, dos quais 90% integram a agricultura familiar e recebem assistência técnica rural.

O controle da praga vai permitir manter o nível da produção de leite.

O ataque do inseto conhecido como cochonilha do carmim (Dactylopius coccus) tem provocado prejuízos à pecuária paraibana, uma vez que o rebanho estimado em 93,4 mil animais bovinos, 246,1 mil caprinos e 120,7 mil ovinos são alimentados com palma, principalmente na época das secas.

A Emater, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento e da Pesca (Sedap), tem orientado os criadores a eliminarem a praga, seguindo orientações técnicas.

A palma forrageira (Opuntia ficus-indica Mill.) está presente nos municípios de Amparo, Assunção, Camalau, Congo, Coxixola, Gurjão, Livramento, Monteiro, Ouro Velho, Parari, Prata, Santo André, São João do Cariri, São João do Tigre, São José dos Cordeiros, São Sebastião do Umbuzeiro, Serra Branca, Sumé, Taperoá e Zabelê.

No município de Coxixola, o extensionista Valmir Ribeiro encontrou a cochonilha em uma área de palma no sítio Currais Velhos, pertencente a Sebastião Ferreira, a quem repassou as orientações técnicas para o combate à praga.

A presença do foco também foi comunicado à Defesa Sanitária Vegetal, órgão da Sedap.

Em São José dos Cordeiros, o secretário Municipal de Agricultura, Jefferson Roberto, também comunicou à Defesa Agropecuária a existência da praga.

Em parceria com a Emater, com assistência do extensionista José Ismar, foi feita visita ao sítio Roçado de Fora, de Adelmo Ferreira.

O agricultor foi orientado a retirar e queimar imediatamente as raquetes de palma atacadas pela praga, e continuar com o controle por meio de pulverizações de uma mistura à base de detergente neutro e água sanitária (na proporção de 1/20).

Adelmo Ferreira também foi instruído a fazer a limpeza do palmal para retirada de plantas invasoras e abertura de passagens entre as linhas de plantio.

O chefe do escritório regional da Emater em Serra Branca, Antonio Alberto Albuquerque, informou que as orientações estão sendo repassadas aos agricultores familiares através de palestras educativas, que tem gerado bons resultados.

O agricultor familiar José de Lima, o "Zica”, do sítio Riacho da Glicéria, está implantando a palma com a técnica de raleamento de caatinga (sem desmatar toda a vegetação, apenas retirando as espécies herbáceas e arbustivas, e podando a copas das árvores), plantando em espaçamento de 2,0m x 0,5m, conforme orientações técnicas, o que permitirá a execução dos tratos culturais no dia-a-dia.

"Seguindo as orientações do técnico da Emater, a gente percebe que fica mais fácil o trabalho, e que conseguimos melhorar a renda e temos a garantia de mais lucro”, disse José de Lima.
Mais Véia que a Serra (parte 181)
Centro de Monteiro após reforma na Praça João Pessoa
 
Image 

 
É DOIDO, É?: 'Jovem larga emprego para viver como Tarzan'
Image 
Após trabalhar como segurança em um supermercado em Manchester, na Inglaterra, um jovem de 24 anos retornou à África do Sul, onde moram seus pais, para levar uma vida como "Tarzan", segundo reportagem do jornal inglês "Daily Mail".

Usando uma tanga como o famoso personagem do cinema, o ex-fisiculturista DeWet Du Toit passa três dias por semana se balançando em cipós, nadando em rios e subindo montanhas perto de sua casa em George, na África do Sul, onde mora com seus pais, Ludolf e Ida.

Ele disse ter muitas semelhanças com o herói do cinema. "Meu melhor amigo é um elefante chamado Shaka e passei mais tempo com macacos, zebras e crocodilos do que com pessoas", afirmou DeWet, destacando que ainda está procurando por sua Jane.

Com ajuda de uma produtora, DeWet fez um vídeo para mostrar suas aventuras como o herói do cinema (assista abaixo). Ele tenta despertar o interesse de algum cineasta em produzir um novo filme sobre o rei da selva, tendo ele como personagem
 
Pane na Oi deixa usuários da Paraíba sem comunicação

Image 
 
Sem sinal. Esta foi à mensagem que milhares de clientes da operadora Oi na Paraíba mais uma vez receberam. Durante a noite desta quinta-feira (26), os celulares com serviços da empresa entraram em pane no Estado.

A pane teve início por volta das 18h e até o fechamento desta matéria não tinha voltado.

O assessor de imprensa da empresa de telefonia OI no Nordeste, Bruno Ribeiro, informou ao Portal Correio que a possível pane nos telefones celulares pode ser motivada por um congestionamento. Várias pessoas estariam ligando ao mesmo tempo.

Segundo ele para se detectar com precisão uma pane, os técnicos da Oi tem de avisar e até o momento ninguém se pronunciou.

As queixas de consumidores contra as operadores de telefonia móvel lideram o ranking de reclamações no Procon
Hospital prevê possibilidade de alta hospitalar para Ronaldo
Image 
 
No mais recente boletim médico sobre o estado de saúde do ex-governador Ronaldo Cunha Lima, o médico Alexandre Araruna informa que o poeta “Lima encontra-se estável clinicamente e com possibilidade de alta hospitalar entre 24 e 48 horas”.

Segue íntegra do boletim:

Boletim médico Nº 14

Paciente Ronaldo Cunha Lima

O paciente Ronaldo Cunha Lima encontra-se estável clinicamente. No momento, em uso de medicações apenas de ingesta oral. Possibilidade de alta hospitalar entre 24 e 48 horas. 

Alexandre Araruna
Médico


 
Carlos Batinga lamenta a morte do ex-Ministro Djaci Falcão
 Image
 
O ex-deputado Carlos Batinga, lamentou a morte do ex-Ministro monteirense, Djaci Falcão, ocorrida na manhã de quinta-feira (26) no Recife, e enviou condolências à família.

Para Batinga o ex-Ministro do STF foi referência incontestável no judiciário brasileiro, como também um  exemplo de homem, cidadão e pai. “Perdemos não só um conterrâneo, mas acima de tudo uma referência de um homem que fez de sua vida uma luta em favor da aplicação da verdadeira Justiça para aqueles que dela buscaram.”

Djaci Falcão nasceu em 1919 na cidade de Monteiro (PB). Formado na Faculdade de Direito do Recife, ele se tornou juiz em Pernambuco em 1944. Falcão permaneceu no Supremo por 22 anos, até 1989, quando se aposentou. Ele assumiu a presidência do tribunal em 1975, cargo que ocupou por dois anos.

O enterro acontece nesta sexta-feira (27), às 11h, no cemitério de Santo Amaro, na capital pernambucana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário