quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

 Reynaldo Gianecchini recebe alta e visita de Lula
Image 
 
O ator Reynaldo Gianecchini recebeu alta do Hospital Sírio-Libanês, no Centro de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (26). A assessoria do hospital confirmou que ele deixou a unidade, mas não deu outros detalhes sobre a continuidade do tratamento. Gianecchini luta contra um câncer no sistema linfático desde agosto do ano passado.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou na tarde desta quarta-feira (25) o ator no hospital. Lula faz tratamento contra um tumor na laringe também no Sírio-Libanês. Acompanhado da mulher, Marisa Letícia, o ex-presidente conversou durante meia hora com o ator. A mãe de Gianecchini, Heloisa Helena Gianecchini, também esteve no encontro.

Segundo boletim médico divulgado nesta segunda-feira (23), Gianecchini apresentou melhoras. “O paciente apresentou recuperação da função da medula óssea e passa bem. Deve receber alta nos próximos dias, mas manterá os controles médicos periódicos para acompanhamento”, afirmou o boletim.

O ator estava internado desde 12 de janeiro. Naquele dia, ele recebeu uma infusão de células-tronco de sangue periférico, como parte do autotransplante de medula óssea. No autotransplante, células saudáveis que os médicos retiraram do ator em dezembro são reimplantadas para ajudar na recuperação da medula óssea. Com isso, ela deverá se recompor com células saudáveis.

O ex-presidente atualmente passa por constantes sessões de radioterapia como parte do tratamento de combate ao câncer na laringe. Em 13 de dezembro, Lula realizou a última das três sessões de quimioterapia, primeira etapa do tratamento. Após os primeiros exames, a equipe médica informou que o tumor, diagnosticado em outubro, havia sofrido uma redução de tamanho de 75%.


 
Monteiro em luto oficial: Morre o Ministro Djaci Falcão
Image 
 
A prefeita Edna Henrique decretou luto oficial no município de Monteiro por 3 dias, em pesar pelo falecimento do ministro Djaci Falcão.

Ele morreu na manhã desta quinta-feira (26), no Recife, aos 92 anos. O velório será realizado a partir das 12h, na sede do Tribunal Regional Federal (TRF), no bairro do Recife Antigo. O enterro acontece nesta sexta-feira (27), às 11h, no cemitério de Santo Amaro, na capital pernambucana.

Djaci Alves Falcão nasceu no Estado da Paraíba, na cidade de Monteiro. Bacharelou-se pela Faculdade de Direito do Recife. Serviu como juiz nas comarcas de Serrita, Triunfo, São Joaquim do Belmonte, Paulista e Recife. Em março de 1957, ascendeu ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), sendo eleito presidente do Judiciário estadual em 1966. Após nomeação, tomou posse do cargo de ministro do STF no dia 22 de fevereiro de 1967. Foi levado à presidência do Supremo em 11 de fevereiro de 1971, exercendo-a até 11 de fevereiro de 1973.

Aposentou-se em 30 de janeiro de 1989, sendo homenageado pelo STF em sessão de 8 de março de 1989. Em 20 de outubro de 1995, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região inaugurou placa na Corte, que passou a denominar-se de Edifício-Sede “Ministro Falcão”.Após a aposentadoria, tornou-se assistente da cadeira de Direito Civil da Faculdade de Direito do Recife, onde se formou. Até hoje, seus despachos são reproduzidos em publicações especializadas.
 
CHICO PEDROSA E A MOÇA DO CACHORRO DOIDO
Por Zelito Nunes

ImageViajar ao lado de Chico Pedrosa é viajar pelo Brasil através da sua ambulante alma.

As suas muitas e engraçadas histórias, fazem com que os quilômetros passem impercepeptíveis e as distâncias diminuam.

Não é por acaso que divido sempre que posso, com ele viagens que faço  pelas "terras do sem fim " da Paraíba do Norte, berço, meu e dele também.

Chico é um cidadão do mundo, ( pelo menos do mundo do Nordeste do Brasil, do nosso mundo) .

A  profissão de vendedor e hoje de poeta popular, lhe levaram para os quatro cantos desse país que ele conhece como poucos.

Outro dia, íamos eu e ele pra Limoeiro, quando eu puxei o assunto de trem, um tema que me fascina até por que nunca entrei num deles.

Chico, tu já deves ter andado muito de trem, alguma história?

Tem sim.

Uma vez eu peguei o trem em Sertânia, com destino a Serra Talhada, eu moço e bem parecido, notei que uma moça até jeitosa olhava pra mim no banco do lado.

Me levantei, encostei e puxei conversa.

Tá vindo de onde ?

Do Recife, vou pra Mirandiba.

Tô vindo do hospital.

Algum parente  doente?

Não, era eu "merma".

Doente de quê?

Mordida de cachorro doido, tô tomando injeção no bucho.

Mas, ficou sentindo alguma coisa ?

Não, só uns arrepios na lua nova.

Vige Maria!!!

Bora pra Mirandiba?

Posso não nêga, vou descer aqui em Custódia.

(Te dana, vai morder outro!!!)

 
Prefeitura realiza o pré-carnaval com o 3º Boa Vista na Folia
Image 
 
Em Boa Vista as brincadeiras de papangús e o uso de fantasias pelos jovens dão início ao carnaval e a folia se estende até o dia 11 de fevereiro. É o 3º Boa Vista na Folia, pré-carnaval 2012, uma realização da Coordenadoria de Cultura do município.

A abertura do evento acontecerá paralelamente com a abertura da VII Semana Pedagógica da rede municipal de Boa Vista, onde a ativista cultural e Secretária de Cultura de Campina Grande, Eneida Agra Maracajá, participará ministrando a palestra "Carnaval: manifestação cultural" nesta sexta-feira (27) a partir das 08 horas.

Para o coordenador de cultura esse evento firma-se no calendário do município, sobretudo devido à grande participação da comunidade. "A realização do Boa Vista na Folia só é possível devido ao congraçamento de crianças, jovens, pais e de toda comunidade, colaborando e incentivando a participação de todos, com o apoio da prefeitura municipal" alegra-se Flávio Alex Farias.

Diferente dos outros anos, onde o carnaval resumia-se pelas ruas do centro da cidade, esse ano a zona rural de Boa Vista também participará da folia. Durante quatro dias comunidades rurais receberão em suas escolas a Caravana da Folia, composta por foliões e os tradicionais bonecos animados.

No dia 07 de fevereiro as comunidades rurais de Caluête, Cacimba Nova e São Pedro receberão a visita dos foliões. Na quarta-feira (08) será a vez de Malhadinha, Santa Rosa e São Bento, no dia 09 os sítios Olho D'água e Mônica e na sexta-feira (10) as escolas dos sítios Poço de Pedra, São Joãozinho e Bravo encerrarão a visita da Caravana da Folia.

Para Flávio Alex estender o evento a todos os recantos de Boa Vista significa inserir culturalmente as comunidades rurais e valorizar a população. "Os eventos devem ser levados a todos os pontos, toda população deve ter acesso à cultura e esse ano iremos mobilizar muita gente" afirma o coordenador de cultura da Prefeitura de Boa Vista.

Ainda na sexta-feira (10), a partir das 16 horas, haverá a apresentação do Bloco Infantil da Creche E.M. Bentonit União e da Escola Francisca Leite Vitorino. O Bloco da Melhor Idade 'Esperança e Vida' e a Ciranda da Folia também farão sua apresentação, finalizando a programação do dia com show artístico da Orquestra Frevista.

No sábado (11) os blocos se concentrarão às 18 horas para realizar o arrastão pelas principais ruas da cidade. E às 20 horas haverá baile carnavalesco na Praça Bom Jesus com Eloisa Olinto e banda Contradição e Banda-Baile Reluz. Os artistas que compõem a Ciranda da Cultura de Campina Grande farão uma participação especial no evento.
 
Quintans diz que não aceita críticas de 'Ficha Suja'

ImageO deputado estadual, Assis Quintans, rebateu críticas feitas pelo ex-prefeito de Serra Branca, Zizo Mamede, diante da polêmica criada com o desmembramento da área onde ficam localizadas as comunidades de Olho D’Água do Padre, Catonho e Caititu, pertencentes legalmente ao Município de Serra Branca, mas cultural e historicamente vinculadas ao Município de Sumé. O Deputado Francisco de Assis Quintans propôs na Assembléia Legislativa através de um Projeto de Decreto Legislativo a realização de um plebiscito para dirimir o impasse.

As três comunidades ficam localizadas no município de Serra Branca, mas, geograficamente estão bem mais próximas da cidade de Sumé do que da sede do município ao qual pertencem, e isso tem criado um impasse porque os moradores destas comunidades optam pelos serviços oferecidos pelo município de Sumé, que vão desde a saúde, educação e economia.

O deputado buscou de todas as formas um consenso entre os gestores dos dois municípios, mas, infelizmente não conseguiu e, a única e salutar saída é permitir que a população dos dois municípios, Sumé e Serra Branca, decidam democraticamente, através do voto livre e soberano dos cidadãos.

Com relação às criticas veiculadas pelo ex-prefeito de Serra Branca Zizo Mamede na imprensa o Deputado Quintans disse: “O Senhor Zizo deveria fazer uma reflexão sobre a sua desastrosa passagem pela prefeitura de Serra Branca, reprovada nas urnas pelo povo e pelo Tribunal de Contas do Estado. Recebo criticas das pessoas e sou aberto a elas, pois respeito à democracia, mas mentiras infundadas de um ficha suja como é esse ex-prefeito não.”

Sobre ter sido taxado de omisso com relação ao impasse Quintans afirmou: “Estou tentando propor uma solução legal para o problema envolvendo os dois municípios, mas alguns “agitadores” querem de todas as formas distorcer a questão, criando factóides e insinuações cavilosas e levianas. Desafio Zizo ou qualquer outra pessoa a apontar um agente público que tenha contribuído pelo desenvolvimento socioeconômico e educacional do Cariri paraibano mais do que eu”.

Para o deputado Assis Quintans, o Plebiscito proposto por ele, abre a oportunidade para que a população delibere sobre o assunto, evitando que este impasse permaneça prejudicando a população.

 
A EVOLUÇÃO DE ASSIS QUINTANS
Por Zizo Mamede

Conheci Assis Quintans pela imprensa na época do Plano Cruzado em 1986 – Ele era do DER/PB e assessor excepcional do ministro Dílson Funaro. Deixo essa história para outra oportunidade porque agora não vem ao caso.

Um degrau acima – Pôncio Pilatos

Reconheço a evolução de Assis Quintans ante ao dilema das comunidades de Olho d’Água do Padre, Catonho e Caititu que não querem ser absorvidas pelo município de Serra Branca. Quintans subiu um degrau e agora de fato é um Pôncio Pilatos, ou seja, não tem coragem de tomar partido e ficar de um lado. Prefere ficar em cima do muro –  Na Palestina antiga diriam “lavou as mãos” diante do impasse.

A proposta de plebiscito apresentada por Assis Quintans não lhe dá o direito de não dizer de que lado está nessa peleja. Para não melindrar o prefeito de Serra Branca, seu correligionário, Quintans se escuda na proposta de plebiscito sem entrar no mérito da questão: De que lado está? Do lado de Dudu Gaudêncio Torreão ou do lado das comunidades habitadas pelos sumeenses?

O troca-troca de Quintans

Expert em trocar de lado – Quintans gosta mesmo é de estar do lado do governo de plantão, seja lá quem for – ele também troca as bolas quando me acusa de “ficha suja”. Quintans não sabe que eu nunca fui condenado por nenhum juiz de primeira instância, muito menos por um colegiado de juízes. Dudu Gaudêncio Torreão sim, este já foi condenado. Quintans errou o alvo.

A Lei da Ficha Limpa é para quem for condenado por um colegiado de juízes, o que nunca foi o meu caso.

Quanto as pareceres do Tribunal de Contas do Estado contra minhas prestações de contas, ainda tenho direito a recursos. Mas, mesmo que fossem definitivos, não tipificam crimes de “ficha suja”.

Das três, uma – Ou as três juntas.

Ou Quintans é um ignorante no que diz respeito à Lei, o que é muito ruim para quem já foi deputado. Ou Quintans está querendo proteger Dudu Gaudêncio Torreão. Ou Quintans é muito mal assessorado.

Tomando partido

Bem diferente de Assis Quintans, que acende uma vela pra Deus outra pra um diabo, O PT de Serra Branca tomou partido e está do lado das comunidades de Olho d’Água do Padre, Catonho e Caitutu que querem continuar no território do município de Sumé.

Em tempo: Quanto a derrotas eleitorais, Quintans as conhece tanto quanto eu, mas com uma diferença: Quintans nunca foi eleito prefeito de sua terra natal. E isto não lhe faz pior nem melhor do que ninguém. Pior do que perder uma partida é não jogar o jogo e isso é coisa de Quintans e de Pôncio Pilatos.


 
Comunidade do Bom Nome ganha 40 cisternas
 Image
 
A Prefeitura de Monteiro, dentro do projeto Cisterna Para Todos, estará entregando na tarde desta quinta-feira, 26, 40 cisternas na comunidade rural de Bom Nome.

Os reservatórios de água que chegam à região representam o atendimento de uma reivindicação antiga da população da localidade, que sofria pela distância e pela falta de abastecimento.

Segundo Clemilda Inácio, Secretária de Agricultura, a comunidade de Bom Nome está bem atendida com as novas cisternas, que nos próximos dias receberão águas das chuvas e servirão para atender a comunidade no período de estiagem.

Ela acrescentou que a administração municipal tem trabalhado de forma permanente para atender as mais diversas comunidades rurais, sem discriminação buscando sempre prestar um serviço de qualidade e eficiente.

“Monteiro está vivendo um tempo de muito trabalho, em prol do desenvolvimento regional. Nunca se viu tantas obras sendo realizadas ao mesmo tempo. O atraso, deixamos para o passado, devemos olhar para frente e juntos lutarmos a cada dia por uma Monteiro melhor para todos”, declarou Clemilda.

A Secretária de Agricultura finalizou dizendo que o planejamento realizado pela Prefeitura em atender as comunidades com novas cisternas chega em uma boa hora. Ela afirmou que mais 90 cisternas serão construídas e outras serão entregues as comunidades da zona rural.

“As cisternas chegam em boa hora para atender quem mais precisa. A Prefeitura nos próximos dias estará iniciando a construção de mais 90 novas cisternas e estará entregando outras que foram construídas para atender as reivindicações dos moradores rurais”, concluiu.

A solenidade de entrega das 40 cisternas acontecerá as 17h30, deverá contar com a presença da prefeita Edna Henrique, secretários municipais e vereadores.

Na sexta-feira, 27, a Prefeitura estará entregando o calçamento da Rua Beco do Amor e Rua Cecílio Simões, com a realização do projeto Forró no Bairro.


 
Cloves diz que tá com Nivaldo e não abre nem pra um trem
 Image
 
O Ex-Prefeito de São João do Cariri, Dr. Cloves Ramos, declarou na manhã de sta quarta-feira (25) que ao contrario do que foi divulgado ele não fez nenhum acordo político com vistas as eleições deste ano, disse que realmente tem uma boa relação pessoal com o atual prefeito Beto Medeiros(PTB), assim como com o Ex-Prefeito Marcone Medeiros, Hermano Morais, Cosme, George e afinal com todos que militam na política em São João do Cariri , “nunca fui um homem de intriga e sim da paz, mas acordo político não fiz com ninguém, apenas sou simpatizante do nome do Diretor escolar, professor Nivaldo Maracajá Filho(PSB), por entender que  ele é uma pessoa capaz de fazer uma boa administração, pois  conheço sua capacidade, se ele for escolhido como candidato a prefeito pelo seu partido eu e meu partido PT do B estaremos em sua campanha” concluiu o ex-prefeito.

Semana passada foi publicado em vários sites de notícia do cariri que o ex-prefeito Cloves Ramos havia aderido ao projeto da pré-candidatura do prefeito Beto Medeiros que disputará a reeleição, inclusive com apresentação de fotografia e agora o ex-prefeito confirma a relação pessoal, mas  nega a apoio político.

Cloves Ramos foi prefeito de São João do Cariri (1997 a 2000), é advogado e militante político nas oposições, até hoje.
 
Estelizabel dá a largada no Gervásio Maia, símbolo da luta pela moradia em João Pessoa
 Image
 
A pré-candidata a prefeita da cidade de João pessoa pelo PSB, Estelizabel Bezerra, esteve ontem no Conjunto Gervásio Maia, em plenária com mais de 300 participantes, onde estabeleceu os primeiros diálogos acerca de sua candidatura priorizando os segmentos populares e dando contornos às propostas que irão nortear o debate político para disputa de 2012.

A plenária realizada no Clube do Gervásio Maia, teve inicio as 20h, durou cerca de 3h e contou com a participação de lideranças comunitárias discutindo a ação administrativa da gestão municipal, os investimentos necessários para aquela região e as expectativas para o futuro nas áreas de mobilidade urbana, segurança pública e geração de renda.

A pré-candidata assumiu publicamente seu compromisso em tornar João Pessoa uma cidade ainda mais justa e generosa dando continuidade as políticas implementadas em João pessoa a partir da administração do PSB em 2005. Comprometeu-se também em aprofundar as políticas públicas para garantir que a cidade supere as demandas reprimidas nas áreas de infra-estrutura, habitação e meio ambiente.

Nas intervenções realizadas pelas lideranças presentes se destacaram o reconhecimento da melhoria da atenção à saúde e à educação, revelando grande preocupação com a juventude e a geração de renda. Os presentes reconheceram o avanço alcançado na administração dos prefeitos Ricardo Coutinho e Luciano Agra e apontaram os caminhos que desejam ver trilhados pela administração futura.

A pré-candidata Estalizabel Bezerra reafirmou ter vindo do barro do chão dessa cidade. Segundo ela, “ter iniciado o dialogo no Gervásio Maia é cumprir uma mística porque aqui a gestão do PSB plantou a semente da esperança e está cultivando dignidade e cidadania. Corrigimos aqui um erro e uma injustiça histórica que condenava muitas famílias a viverem sob lonas em situação de grande precariedade. Aqui temos uma experiência real de transformação e a força necessária que está transformando nossa capital numa cidade melhor”, disse.


 
Ronaldo Cunha Lima mantém melhora clínica

 Image
 
Segue novo boletim divulgado pelo Hospital Unimed João Pessoa nesta quarta, sobre o estado de saúde do ex-governador Ronaldo Cunha Lima. O informe diz que “abrem-se novas perspectivas para breve alta hospitalar” devido à contínua melhora do seu quadro clínico.
 
Veja o boletim
 
Paciente Ronaldo Cunha Lima

O paciente Ronaldo Cunha Lima mantém quadro de melhora clínica ao longo das últimas 72 horas, sem novas intercorrências respiratórias. Aceita bem a dieta oral. Doenças de base estáveis. Abrem-se novas perspectivas para breve alta hospitalar.

Alexandre Araruna
Médico

Nenhum comentário:

Postar um comentário