terça-feira, 25 de setembro de 2012

Agressões, vandalismo e pedido de segurança marcam a reta final da campanha de Monteiro

Image 
 
O candidato a vice-prefeito Cajó Menezes procurou na manhã desta terça-feira (25) o Juiz da 29ª Zona Eleitoral, doutor Alexandre Trineto, para comunicar os fatos lamentáveis ocorridos no último final de semana, e pedir maior segurança nesta reta final de campanha.

Ao Magistrado, o candidato a vice pela Coligação Pra Monteiro Seguir em Frente, comunicou que, segundo o Boletim de Ocorrência, o carro em que trafegava o genro da prefeita, médico Renieri Sena, a filha, médica Micheila Henrique, e a neta de apenas 6 anos, mesmo em movimento, foi atacado na noite do último domingo (23), na Rua de Campina, por Leca, irmão de Werton dono de uma loja de carros, eleitor exaltado do candidato adversário, que, esmurrou a janela do veículo, atingindo a criança, o que gerou a revolta de várias pessoas que presenciaram o ocorrido.

Cajó Menezes também relatou o caso em que o carro guiado pela senhora Renata Gadelha, noiva do filho da candidata, foi atingido, em seguida, com latas de cerveja também por partidários do candidato adversário, em frente à churrascaria de Chova.

Outro fato abordado pelo candidato a vice foi o estranho roubo dos quatro pneus do carro da candidata Lorena de Doutor Chico, na noite do sábado, o que foi visto como uma ameaça velada a uma candidata da sua coligação.

Diante de tais fatos, o Juiz Eleitoral já cancelou os comícios de encerramento das duas coligações, que estavam agendados para o mesmo dia, e os colocou em dias alternados.

 
Dilma critica na ONU política de países ricos contra crise
ImageA presidente Dilma Rousseff criticou nesta terça-feira (25), durante discurso na abertura na 67ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, a política dos países ricos contra a crise financeira internacional.

"A grave crise econômica de 2008 ganhou novos e inquientates contornos. A opção por políticas econômicas ortodoxos vem agravando a crise em economias desenvolvidas. [...] As principais lideranças do mundo desenvolvido ainda não encontraram caminho que articulam ajustes fiscais para interromper a recessão", disse.

Para a presidente, "a política monetária não pode ser a única resposta para interromper o crescente desemprego, a pobreza e o desalento que afeta no mundo as camadas mais vulneráveis da população".

Segundo Dilma, as ações dos países ricos acarretam em prejuízos para os países em desenvolvimento. "Os bancos centrais dos países desenvolvidos insistem em política monetária e os países emergentes perdem mercado devido à valorização artificial de suas moedas."

Ela pediu que medidas de proteção não sejam "injustamente classificadas como protecionismo". A legítima defesa comercial está amparada pelas normas da Organização Mundial do Comércio. [...] O protecionismo e formas de manipulação do comércio devem ser combatidas", disse, acrescentando que algumas ações ocorrem de "forma espúria e fraudulenta".

A presidente brasileira classificou como "urgente" a construção de um "amplo pacto" pela retomada do crescimento global. "Não haverá resposta eficaz à crise enquanto não se intensificarem esforços de cooperação entre os países e organisms multinacionais, como o G20."

O encontro da ONU em Nova York, que reúne os 193 países-membros da organização, se dá em meio à tensão vivida em vários países do Oriente Médio, com protestos e ataques a embaixadas dos Estados Unidos no mundo árabe.

Antes do discurso, Dilma se encontrou com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. Ele também falou na conferência e fez um apelo pela paz mundial.

Tradicionalmente, cabe ao chefe de Estado brasileiro fazer o discurso que marca a abertura da assembleia. Isso porque o país foi o primeiro a aderir ao organismo internacional, em 1945.

A conferência deste ano tem como tema a prevenção e a resolução pacífica de conflitos internacionais. De acordo com o Itamaraty, entrará também no debate a adoção dos compromissos firmados na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que ocorreu na capital fluminense em junho deste ano.

Em 2011, Dilma foi a primeira mulher a fazer o discurso de inauguração da assembleia. Na ocasião, a presidente defendeu a criação do Estado palestino e exaltou o papel da mulher na política internacional.

 
Apenas 15% dos brasileiros ouvem rádio hoje, diz Ibope
Image 
 
O rádio, que há anos vem perdendo espaço para meios como a televisão e a internet, hoje é ouvido por apenas 15% dos brasileiros. A TV, por sua vez, não para de ganhar terreno e agora está presente em 98% dos domicílios no país. Ela é tão dominante que 43% das pessoas que navegam na web o fazem assistindo a programas televisivos. As informações são do Ibope e estão reunidas na exposição Opinião – O que o Brasil Acha do Brasil, um evento em comemoração aos 70 anos do instituto de pesquisa.

Entre outras informações recolhidas pelo Ibope nessas sete décadas e apresentadas na mostra está a das músicas mais tocadas no país até os anos 1980 -- quando o instituto deixa de fazer esse levantamento. Em 1955, por exemplo, a música Pois É, de Ataulfo Alves, foi uma das mais ouvidas. Dez anos depois, em 1965, Alves foi substituído por Elis Regina, que interpretava Arrastão, canção que deu a ela a vitória como revelação no Festival da TV Excelsior. E, em 1975, foi a vez de Clara Nunes dominar os ouvidos, com O Mar Serenou.

A mostra também exibe dados comparativos, como a visão que homens e mulheres têm em relação aos direitos e deveres uns dos outros. Segundo pesquisa, em 1955, cerca de 57% da população acreditava que o lugar da mulher era em casa e, em 2007, 93% dos entrevistados não concordavam que os homens deviam pôr mais dinheiro em casa do que as esposas.

 
Ricardo critica Cartaxo por tentar se apropriar do trabalho do PSB
 Image
 
O guia eleitoral da candidata a prefeita de João Pessoa, Estela Bezerra (PSB), exibido nesta segunda-feira (24) foi contundente nas denúncias contra o candidato do PT, Luciano Cartaxo, para quem foram direcionadas críticas sobre a tentativa de ele se apresentar para os eleitores como o responsável pelas obras instituídas pela gestão do PSB e de querer, por isso, dar continuidade ao projeto.
 
O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, protestou contra esta tentativa, exemplificando esta postura apresentada pelo petista na tentativa de apropriar-se do projeto que construiu milhares de casas na gestão do PSB e da duplicação da Avenida Cruz das Armas. “Para ela a política é a arte de enganar e quem engana uma vez vai enganar muitas vezes”, disparou Ricardo, anunciando que o momento é de ética na política e que é Estela quem alia discurso político à prática administrativa.
 
“O candidato Luciano Cartaxo tenta ser o novo, mas não é e nem parece ser, apesar da fantasia que veste”, continuou o governador, afirmando ainda que o candidato do PT faz uso de práticas que não são condizentes nem coerentes com qualquer avanço político. Tendo o candidato do PT mais de 20 anos de mandato eletivo, Ricardo pediu ainda a população refletisse se Cartaxo já teria apresentado algum projeto relevante ou se ele esteve a frente de alguma luta que tenha melhorado a vida da população. Ricardo mesmo responde: “Nada, absolutamente nada!”.
 
Por fim, o governador lembrou do caso dos vídeos que foram divulgados pela imprensa no qual o candidato do PT aparece junto com o prefeito Luciano Agra (sem partido) e secretários da prefeitura prometendo regularizar a situação dos agentes de saúde em troca de votos. “[Trata-se de um] escândalo que foi gravado em vídeo e que a justiça eleitoral haverá de julgar e punir”, alertou Ricardo.
João Pereira cumpre agenda nesta terça em Sumé
Image 
 
O candidato a prefeito de Sumé, João Pereira, divulgou sua agenda de campanha para esta terça-feira (25). Confira:

Manhã:
O candidato a prefeito João Pereira e o vice-prefeito Professor Jânio, juntamente com os candidatos a vereadores Juan Pereira, J Souza, Ivanilda do PT, Graça de Ostival e Luismar, farão visitas.

Tarde:
O candidato João Pereira fará a gravação do guia eleitoral.

Noite:
O candidato a prefeito João Pereira e o candidato a vereador Juan Pereira, estarão em reunião com a juventude sumeense.
PM's são autuados por agressão e invasão a domicílio em Ouro Velho
Image 
 
Dois policiais militares foram detidos na tarde desta segunda-feira (24) na cidade de Ouro Velho e conduzidos para a Gerência Regional de Polícia Civil, sediada em Monteiro.

A detenção aconteceu após policiais militares do destacamento de Ouro Velho receberem denúncias de que alguns homens armados estariam fazendo a segurança da candidata a prefeita conhecida por “Natália de Doutor Júnior”, inclusive ameaçando eleitores que não votassem na candidata.

Ao chegarem ao local, os policiais militares de Ouro Velho deram voz de prisão aos supostos seguranças que estavam armados, e se identificaram como policiais, sendo um sargento, um soldado e um civil, este último tio da candidata Natália, que tiveram suas armada apreendidas (foto abaixo) e foram conduzidos para a cidade de Monteiro onde foram autuados por agressão e invasão de domicílio, em seguida liberados.

Segundo informações, os policiais seriam do destacamento da cidade de Patos e estão lotados no município de Teixeira.

O prefeito Inácio Júnior, que se deslocou até a cidade de Monteiro para se inteirar dos fatos, disse que está preocupado com a segurança pública do município e, inclusive já havia feito denúncias ao comando da Polícia Militar sobre a participação de policiais na campanha política de Ouro velho, o que compromete a segurança do município.
 
Revisor do mensalão condena Costa Neto por corrupção
Image
 
Com a análise das acusações contra seis réus nesta segunda-feira (24), o ministro Ricardo Lewandowski, revisor do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), já votou pela condenação de seis réus no subitem que envolve corrupção entre partidos da base aliada.

Para a Procuradoria Geral da República, parlamentares da base aliada receberam propina em troca de apoio ao governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso.

Entre os condenados pelo revisor estão o deputado federal Valdemar Costa Neto (PR-SP), o ex-tesoureiro do extinto PL (atual PR) Jacinto Lamas, o ex-deputado do PL Bispo Rodrigues, o ex-deputado do PP Pedro Corrêa, o ex-assessor do PP João Cláudio Genú e o empresário Enivaldo Quadrado.

Entre as acusações aos seis condenados estão corrupção passiva (receber vantagem indevida), lavagem de dinheiro e formação de quadrilha - veja como cada ministro votou. Veja a acusação feita pela Procuradoria e o que disse a defesa de cada réu.

O revisor absolveu o deputado federal do PP Pedro Henry, o empresário Breno Fischberg e o ex-assessor do PL Antônio Lamas.

Lewandowski analisou as condutas dos políticos ligados ao PP e PL. Na quarta (26), o revisor retoma voto sobre réus do PMDB e PTB, entre eles o delator do mensalão, Roberto Jefferson, ex-deputado e presidente nacional do PTB.

Compra de votos
Mesmo após julgar nove réus suspeitos de receberem dinheiro do “valerioduto” (operação que teria sido montada por Marcos Valério para captar e distribuir os recursos) para votar com o governo Lula no Congresso, o ministro Ricardo Lewandowski ainda não disse se considera que ocorreu compra de votos no mensalão.

Indagado sobre o assunto ao final da sessão desta segunda-feira, o revisor da ação penal indicou que irá se manifestar sobre a suspeita durante a análise do núcleo político, próximo tópico do julgamento, que envolve o ex-ministro José Dirceu. Os ministros do STF irão analisar na rodada seguinte do julgamento do mensalão se houve corrupção ativa por parte da antiga cúpula do PT na tentativa de cooptar aliados para a base governista de Lula.

“No momento oportuno, descorrerei sobre isso (suposta compra de votos) mais verticalmente. Nos próximos votos”, adiantou Lewandowski.
 
 
Paulo Sérgio lidera as intenções de voto para vereador em Monteiro
Image 
 
A pesquisa realizada pelo Ipespe nos dias 16 e 17 de setembro, e publicada na edição do último domingo do Jornal da Paraíba. Atesta que Paulo Sérgio é o líder nas intenções de votos rumo a uma das 13 vagas do Legislativo monteirense. O atual presidente da câmara lidera com 5,4 das intenções de votos. 

O vereador se mostrou bastante contente e agradecido com o resultado. Mas disse que o melhor é manter os pés no chão, e continuar o trabalho. 

O segundo colocado é Bero de Bertino com 5,0. Em seguida vem Toinho de Nequinho com 4,2. Foram entrevistados 500 pessoas nos dois dias. Outro fato interessante é que 51% ainda não têm candidato a vereador. 

 
Estudantes de escola em Sumé conhecem atividades desenvolvidas no Campus de Sumé da UFCG
 Image
 
O Laboratório de Ecologia e Botânica (LAEB) do Centro de Desenvolvimento Sustentável da UFCG recebeu no último dia 20, a visita de 60 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz. O objetivo da visita foi despertar nos jovens o espírito científico e expor as oportunidades de formação profissional através dos diversos cursos ofertados pelo CDSA.
 
Na ocasião o grupo composto de estudantes do 1° e 2° anos do ensino médio tiveram a oportunidade de conhecer as atividades de pesquisa e extensão que a equipe do LAEB está desenvolvendo na região. A programação elaborada pela professora Alecksandra Vieira de Lacerda (coordenadora do LAEB), iniciou com a recepção dos alunos no auditório do CDSA. Na ocasião foram apresentados os projetos de pesquisa e extensão que a equipe do LAEB está desenvolvendo na região. Reservou-se ainda um momento para que os coordenadores dos cursos de Tecnologia em Agroecologia e Engenharia de Biossistemas falassem sobre os cursos.
 
Em seguida teve início uma caminhada pelo campus para que os alunos conhecessem os projetos de pesquisa que estão sendo executados no CDSA. Assim, a professora Ilza Maria do Nascimento Brasileiro falou sobre a revitalização do parreiral, com a introdução de mudas trazidas da EMBRAPA Semiárido, o que irá propiciar à produção de suco de uva, vinho tinto e espumante. Num segundo momento a professora Carina Seixas Maia Dornelas apresentou a experiência do Programa de Ações Integradas Sustentáveis (PAIS), uma parceria com o SEBRAE/PB que busca capacitar os alunos de Agroecologia para atuar com os agricultores familiares. Foi realizada também visita a estação meteorológica e o professor Hugo Morais de Alcântara pode mostrar os equipamentos, falar sobre seu funcionamento, os dados que são monitorados e a importância da estação para auxiliar no conhecimento do clima da nossa região. A caminhada encerrou com a visita a área experimental de estudos em ecologia e dinâmica da Caatinga, onde está implantado além de outros estudos o projeto de enriquecimento da Caatinga com mudas de Umbuzeiro enxertado.
 
Image 
 
Concluídas as atividades de campo, os alunos ainda conheceram o prédio do LAEB, seus equipamentos e usos. A visita encerrou no telado onde os bolsistas e voluntários apresentaram as pesquisas desenvolvidas para produção de mudas de espécies nativas, reutilização de materiais e estratégias de recuperação de áreas degradadas na Caatinga.
 
No período da tarde, a vez foi dos alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio Pedro Bezerra Filho do município de Camalaú. A turma composta de 30 jovens concluintes do ensino médio teve a oportunidade de conhecer as atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas pelos bolsistas e voluntários do LAEB.
 
Assim, a visita compreendeu de três momentos o primeiro no Laboratório onde os alunos tiveram oportunidade de conhecer equipamentos, o segundo no telado com a apresentação prática dos estudos para a produção de mudas de espécies nativas, reutilização de materiais e estratégias de recuperação de áreas degradadas na Caatinga. O momento final foi na área para estudos de ecologia e dinâmica da Caatinga, onde está implantado o projeto de enriquecimento da Caatinga com mudas de Umbuzeiro enxertado.
 
De acordo com a professora Alecksandra Vieira ao final das visitas, “ficou a certeza de que o objetivo de motivar os atuais e futuros graduandos para a importância de estudar o nosso Bioma foi atingido. Sabemos que os erros cometidos ao longo do tempo tiveram como base o desconhecimento da nossa realidade, e que para alcançarmos o desenvolvimento sustentável da região temos que construir uma base sólida a partir da geração do conhecimento”.

 
Veneziano participa de comício em Tapeorá
ImageNa última sexta-feira (21), o candidato a prefeito em Taperoá, Jurandi Gouveia (PMDB), realizou o primeiro comício da Coligação Taperoá Não Pode Parar. No evento considerado o maior já realizado na cidade, diversas autoridades estiveram presentes a exemplo do ex-deputado estadual Carlos Batinga, o deputado federal Wilson Filho e o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego.

A movimentação iniciou pela manhã com queima de fogos e se estendeu durante todo o dia com diversas manifestações populares em prol da candidatura de Jurandi. Foram realizadas uma cavalgada e passeatas que a cada momento se formavam. À noite após carreata histórica, o comício foi realizado e a policia militar calculou em média cerca de quatro mil e 500 pessoas.

Na semana passada, a pedido da Coligação adversária a Justiça Eleitoral havia suspendido as atividades da Coligação, o que motivou ainda mais os simpatizantes de Jurandi para ir às ruas em sinal de apoio ao candidato do atual prefeito Deoclécio Moura.

Veneziano Vital falou ao povo da satisfação de ver uma manifestação politica tão bonita e que era grato a Taperoá pela votação que seu irmão Vitalzinho obteve na eleição de 2010 para senador, em um discurso emocionante e interrompido a todo instante pelos gritos e aplausos eufóricos que se ecoavam.

O deputado federal Wilson Filho disse que não poderia deixar de apoiar o grupo político que mudou a forma de governador o município e que assim como ocorreu em 2010 na eleição para governador o povo saberia reconhecer o trabalho do prefeito Deó e a “lapada” de votos seria muito maior do que os 1200 votos de maioria.

Jurandi visivelmente emocionado agradeceu a todos pelas manifestações em favor de Taperoá, disse que não era de palavras bonitas, mas de ação e de atitudes que saberia reconhecer o voto e que não decepcionaria ninguém pela confiança depositada em seu nome. Ele encerrou dizendo: “deixe o matuto trabalhar”.

Após o comício, uma grande passeata se formou e tomou conta das ruas de Taperoá, encerrando quase a meia noite, quando o povo deixou o candidato em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário