quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Desfili civi de Sumé acontoece nesta quinta-feira
Image 
 
As comemorações dos desfiles cívicos do município de Sumé acontecem nesta quinta e sexta-feira. São dois dias de desfiles das escolas da rede municipal, estadual e particular. No município tornou-se tradição a realização de desfiles por parte das escolas, abordando temas ligados à história e à grandiosidade da nação, com a participação da Filarmônica Municipal, bandas, fanfarras, Polícia Militar, Grupo da Melhor Idade e associações.

Às 8h aconteceu o hasteamento da Bandeira e execução dos hinos, na Praça Adolfo Mayer, com as presenças da Polícia Militar, da Filarmônica Municipal e dos alunos e professores da Escola Bilíngue para Surdos. Este ano a Rede Municipal apresenta o tema “Sumé: uma releitura da nossa história”.
 
Image 

Logo após desfilaram a Polícia Militar, Escola Bilíngue, Creche Rita Cipriano Bezerra, Escola Neco Soares, com o tema: “A Arte Sumeense”, e Escola Irineu Severo, cujo tema foi “A Cultura Sumeense”. À tarde, a partir das 15h, desfilam as escolas: Maria Leite Rafael, Gonçala Rodrigues de Freitas, Escola Agrotécnica e Grupo da Melhor Idade.

Na sexta-feira, 7 de setembro, os desfiles continuam a partir das 8h com as escolas: Centro Educacional João Paulo II, Instituto Educacional Sandra Helena e Professor José Gonçalves de Queiroz. À tarde, às 15h30, haverá uma apresentação da banda do IFPB Ordem DeMolay, encerrando com o desfile da Escola Estadual Padre Paulo Roberto de Oliveira. 
Seja o primeiro a comentar este artigo. | E-mail
 
Comitiva da Assembleia visita trechos parados da Transposição

Image 
 
A comitiva da Assembleia Legislativa que inspeciona as obras de transposição do Rio São Francisco conheceu trechos que estão paralisados por desencontros entre as construtoras e o governo. “É com muita tristeza que vejo uma cena dessas, quando muita gente precisa de água no Cariri da Paraíba”, disse o deputado Assis Quintans.

Vários trechos da transposição estão paralisados. No trecho 3, situado no município de Salgueiro, em Pernambuco, parte da obra está concluída e o canal pronto para receber água (veja foto). Mas a Construtora Encalso se desentendeu com o Ministério da Integração Nacional e abandonou a obra.

O trecho 3 faz parte do Eixo Norte. Segundo o engenheiro Ednaldo Castro, do Ministério da Integração Nacional, agora será feita uma nova licitação para que a obra possa ser retomada.
 
Image 

Do município de São José de Piranhas, na Paraíba, até o município de Cabrobó, em Pernambuco, existem cinco trechos das obras de transposição paralisados. Estão funcionando, apenas, os trechos 1, 2, 8 e 14.

O trecho 14 está situado entre os municípios de São José de Piranhas, na Paraíba, e Mauriti, no Ceará. É onde estão sendo construídos os túneis Cuncas I e Cuncas II, na Serra do Braga.

O túnel Cuncas I tem 15 quilômetros de extensão e o Cuncas II terá uma extensão de 4 quilômetros e estão sendo escavados em rocha bruta. O Cuncas I, quando estava com pouco mais de três quilômetros de escavação, rocha à dentro, desabou.
 
 
Image 

O consórcio que faz a obra paralisou as atividades e pediu uma explicação ao projetista. Segundo o engenheiro de segurança Raul Zoperalo, o erro foi de projeto e o projetista terá que apontas uma solução ao consórcio de três empresas responsável pela obra.

A comitiva da Assembleia Legislativa esteve visitando um desses túneis. Segundo o engenheiro e presidente do Tribunal de Contas do Estado, Fernando Catão, obra faz jus a fama que tem a engenharia brasileira.

Os dois túneis ‘rasgam’ a Serra do Braga na divida entre os estados da Paraíba e Ceará. “Estamos perfurando uma média de 200 metros de rocha por mês e acreditamos que no final de 2013 estaremos entregando a obra”, diz o engenheiro Raul.

 
Charge do dia...

Image


Direto do bar de Ivete, para não perder o costume

Image 
 
A noite desta quarta-feira serviu para a turma da foto acima e abaixo se reunir no bar de Ivete, em João Pessoa, para não perder o costume e beber aquela branquinha. Acima aparecemos ao lado de Val da pousada de Lucena, que é candidato a vereador da cidade e ainda primo da esposa do amigo Vavá da Luz, Dona Lia da Luz. Abaixo quem também aparece é Aloísio Carneiro, cabra bom da gota.
 
Image 

 
Supremo conclui hoje julgamento de réus do Banco Rural

Image 
 
O Supremo Tribunal Federal (STF) deve concluir nesta quinta-feira (6) o julgamento do segundo dos sete itens da denúncia feita pelo Ministério Público Federal sobre o suposto esquema de compra de votos no Congresso, o chamado mensalão.

O item envolve denúncias de gestão fraudulenta no Banco Rural contra quatro réus: a acionista e ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello, os ex-vice-presidentes José Roberto Salgado e Ayanna Tenório e o atual vice, Vinícius Samarane.

Nesta quarta, a maioria dos ministros do Supremo votou pela condenação de Kátia e Salgado. Seis ministros entenderam que eles são culpados de gestão fraudulenta no comando da instituição: Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Luiz Fux, Dias Toffoli e Cármen Lúcia.

Nesta quinta, devem votar os quatro ministros que ainda não se manifestaram sobre esse tópico do julgamento (gestão fraudulenta) – Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Celso de Mello e Ayres Britto.

Os votos restantes definirão o futuro dos outros dois réus. Até agora, são cinco votos pela condenação de Samarane - apenas o revisor Ricardo Lewandowski votou pela inocência do executivo. A ex-vice-presidente Ayanna Tenório soma cinco votos pela absolvição e pode ter a inocência confirmada com mais um voto. Só o relator Joaquim Barbosa votou pela condenação dela.

Até a proclamação do resultado, no final do julgamento, qualquer um dos ministros pode mudar o voto.

A gestão fraudulenta é prevista na lei de crimes contra o sistema financeiro e pode resultar em prisão de 3 a 12 anos. A dosimetria da pena (cálculo de quanto tempo cada condenado ficará preso) será feita ao final do julgamento.

Embora com decisão parcial sobre a cúpula do banco, 7 dos 37 réus do processo já foram condenados, cinco deles na análise do item sobre desvio de recursos públicos (veja como cada ministro votou): o deputado e ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha, o ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, Marcos Valério e os sócios Ramon Hollerbach e Cristiano Paz.

 
Divulgada agenda de campanha de João Pereira, em Sumé
Image 
 
O candidato a prefeito de Sumé, João Pereira, divulgou sua agenda de campanha para esta quinta-feira (06). Confira:

Manhã:
O candidato a prefeito João Pereira e o vice-prefeito Professor Jânio, juntamente com os candidatos a vereadores Juan Pereira, J Souza, Ivanilda do PT, Graça de Ostival e Luismar, farão visitas a zona urbana.

Tarde:
O candidato a prefeito João Pereira estará gravando o guia eleitoral.

Noite:
O candidato a prefeito João Pereira estará fazendo visitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário